Saiba mais sobre Quais os tipos materiais utiizados para instalação de água
Há hoje no mercado diversos tipos de materiais disponíveis para realizar a instalação de água potável. Cada um com diferentes vantagens e desvantagens, bem como com diferentes custos.
No momento da escolha do material, deve-se observar os itens da NBR 5626:2020, que especifica os requisitos de projeto, execução, operação e manutenção de sistemas prediais de água fria e quente.
Vamos aqui falar dos materiais mais comuns utilizados nas instalações:
PVC
É o tipo de tubulação mais utilizado. O PVC é uma sigla para policloreto de vinila, e é utilizado para transporte de água a 20°C. Existem duas linhas de tubulação de PVC – o PVC soldável e o PVC roscável. Assim, o PVC marrom é soldável e o PVC branco é roscável. Em geral, o mais largamente utilizado é o PVC marrom (sodável) devido ao custo mais competitivo e ao bom desempenho nas instalações. O PVC rocável, porém, é utilizado em instalações externas com exposição à intempéries por ser uma tubulação mais rígida.
VANTAGENS DO PVC MARROM SOLDÁVEL
- Baixo custo e baixa perda de carga;
- Boa durabilidade (tem 50 anos de vida útil);
- Resistente à corrosão;
- Resistente à uma ampla variedade de produtos químicos;
- Facilidade no transporte por ser leve;
- Praticamente qualquer loja de material de construção tem a linha completa de tubos e conexões em PVC marrom;
- Facilidade de instalação.
DESVANTAGENS DO PVC
- A tubulação tem baixa resistência mecânica, logo deve ser utilizada em locais que não possuam impactos e não sejam aparentes;
- A tubulação tem baixa resistência ao calor; não pode conduzir água aquecida e nem ficar exposta ao sol pois irá se degradar.
CPVC
O CPVC é igual ao PVC porém é feto com um material reforçado. O CPVC suporta uma pressão e temperatura maior do que o PVC comum. Além disso, o CPVC tem um bom isolamento térmico, assim nas instalações de água quente não há necessidade de isolar a tubulação (como é feito na tubulação de cobre). O tubo é soldado a frio com uma cola específica e não necessita de mão de obra especializada. A temperatura máxima da água transportada é de 80°C, o que o torna adequado para as instalações de água quente residenciais com aquecedores domésticos.
PPR
O PPR é o material mais novo no mercado de tubulações, fabricado com uma resina que permite a instalação tanto para água fria quanto para água quente. As emendas são feitas com solda a quente (termofusão), e por isso necessida de mão de obra especializada. A principal vantagem do PPR é o bom isolamento térmico, o que ajuda a conservar a temperatura da água. As instalações de água quente feitas com PPR também dispensam o uso de isolamento térmico.
PEX
A tubulação PEX é um tupo flexível que oferece agilidade na instalação e diminui a quantidade de conexões na obra. A tubulação apresenta elevada resistencia e durabilidade, e a sua instalação é simples. Para as suas conexões, é utilizada a crimpagem dos tubos, o que exige ferramentas próprias e mão de obra especializada.
FERRO GALVANIZADO
As tubulaçõesde ferro contém grande resistência mecânica, baixa deformação e grande resistencia a temperatura. Nem em casos de incêndio a tubulação entrará em combustão. Porém, está suscetível à corrosão, o que pode até alterar as propriedades físico-quimicas da água. Em geral, as tubulações de ferro são utilizadas em instalações aparentes e em sistemas de combate à incêndio (hidrantes e sprinklers).
COBRE
As tubulações de cobre são mais caras e necessitam de isolamento térmico quando utilizadas em instalações de água quente, pois não possui uma boa resistência térmica. As suas conexões são soldadas com estanho em um processo difícil de executar, necessitanto mão de obra altamente especializada. Tem grande resistência mecânica em altas temperaturas, por isso é muito utilizado em instalações em placas solares onde atinge-se altas temperaturas.
As normas que cobrem os tópicos deste artigo são:
NBR 5580:2015 · Tubos de aço-carbono para usos comuns na condução de fluidos – Especificação
NBR 5019:2001 - Produtos e ligas de cobre – Terminologia
NBR11720:2010 - Conexões para união de tubos de cobre por soldagem ou brasagem capilar — Requisitos
NBR 15345:2013 – Instalação predial de tubos e conexões de cobre e ligas de cobre.
NBR 15939-2:2011 - Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria — Polietileno reticulado (PE-X) - Parte 2: Procedimentos para projeto
NBR 15939-1:2011 - Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria — Polietileno reticulado (PE-X) - Parte 1: requisitos e métodos de ensaio
NBR 15813-1:2018 - Sistemas de tubulações plásticas para instalações prediais de água quente e fria - Parte 1: Tubos de polipropileno copolímero random PP-R e PP-RCT – Requisitos
NBR 8219:2017 - Tubos e conexões de PVC e CPVC - Verificação do efeito sobre a água - Requisitos e método de ensaio
NBR 5648:2018 - Tubos e conexões de PVC-U com junta soldável para sistemas prediais de água fria – Requisitos
NBR15575-6:2021 - Edificações habitacionais — Desempenho - Parte 6: requisitos para os sistemas hidrossanitários
NBR5626:2020 - Sistemas prediais de água fria e água quente — Projeto, execução, operação e manutenção