Saiba mais sobre O que é potência elétrica e fator de potência
O funcionamento de dispositivos elétricos, como uma lâmpada por exemplo, acontece devido ao movimento dos elétrons de forma ordenada. Este movimento chama-se “corrente elétrica”. Para que haja uma corrente elétrica é necessário existir uma tensão elétrica, também chamada de diferença de potencial (d.d.p.).
Desta forma, pode-se entender “potência elétrica” como a capacidade do dispositivo em consumir energia elétrica durante um determinado tempo, necessariamente transformando esta energia em outra de outro tipo. Por exemplo, uma lâmpada com potência W, ligada em uma tensão elétrica U consome uma corrente elétrica I, transformando esta potência elétrica em luz e calor.
Assim, a potencia elétrica e a corrente variam entre si de forma direta. Se a corrente elétrica aumenta, a lâmpada brilhará e esquentará mais. Se a corrente elétrica diminui, a lâmpada brilhará e esquentará menos.
Pode-se definir então a potência elétrica P como sendo o resultado do produto da ação da tensão elétrica U pela corrente consumida I.
A unidade de medida da potência elétrica é o volt-ampère (VA). A potência em volt-ampère é denominada potência aparente. Esta potência aparente é composta por duas potências distintas: potência ativa e potência reativa.
A potência ativa é o componente da potencia aparente que é transformada em trabalho, como potência luminosa no caso da lâmpada, potência mecânica no caso do ventilador, potência térmica no caso do chuveiro, e assim por diante. A unidade de medida da potência ativa é Watt (W), e é o valor que é informado nas fichas técnicas dos utensílios domésticos (por exemplo, um chuveiro de 5.500 W).
Já a potência reativa é o componente da potência que é convertido em campo magnético e sua unidade de medida é o volt-ampère reativo (Var). Este componente de campo magnético está presente no funcionamento de motores, transformadore e reatores.
Quanto maior a potência elétrica do aparelho (informada em Watts) maior será o consumo de energia elétrica. Assim, um secador de cabelos de 1.200 W consome o dobro da energia que um secador de 600 W, caso ambos fiquem ligados pelo mesmo tempo.
FATOR DE POTÊNCIA
No caso das instalações elétricas prediais, leva-se em conta a potência atva da instalação e a potência aparente. Assim, é importante saber a relação entre elas. Como visto antes, a potência ativa é um componente da potência aparente, podendo-se estabelecer uma relação em que a potência ativa representa uma porcentagem da potência aparente. Esta porcentagem que representa a potência que foi efetivamente transformada em outro tipo de energia é chamada de fator de potência.
Quando o fator de potência é igual a 1, isso quer dizer que 100% da potência aparente foi transformada em potência ativa. Isso ocorre em dispositivos que possuem apenas uma resistência elétrica, como chuveiro, torneira, ferro, fogão, etc.
Caso o fator de potência seja igual a 0,80, isso quer dizer que 80% da potencia aparente foi efetivamente convertida em potência ativa.
TRIÂNGULO DE POTÊNCIAS.
A relação entre as potências pode ser exemplificada em um triàngulo de potências.
Deste modo, sendo o fator de potência igual a potência ativa dividida pela potência aparente, logo o fator de potência é igual ao cosseno do ângulo φ e a potência aparente se configura como sendo a soma vetorial entre a potência convertida em trabalho e a potência convertida em campo magnético.