Como evitar ruídos em tubulações?

Como evitar ruídos em tubulações?

Por: Redator - 30 de Novembro de -0001

Saiba mais sobre Como evitar ruídos em tubulações?

As instalações hidráulicas e sanitárias devem ser executadas de modo a atender às exigências de conforto em relação à ruídos transmitidos ou produzidos pela tubulação. Principalmente no período noturno onde o silêncio do ambiente é grande, muitos moradores relatam barulhos excessivos das instalações, principalmente em edifícios altos.

O pleno conhecimento da geração e transmissão de ruídos em tubulações preenchidas com líquido é muito difícil pois este fenômeno é extremamente complexo. Entretanto, por experiência constata-se que ruídos ocorrem mais facilmente em tubulações com maior pressão de água, logo, a ocorrência maior se dá em edifícios altos. O transporte de água sob alta pressão nas tubulações, nos aparelhos hidráulicos, válvulas de descarga, conexões, torneiras, e em bomba de recalque geram ruídos que se propagam pela canalização, e por sua vez para a estrutura do prédio e paredes.

Além destas causas, pode ocorrer um fenômeno chamado “golpe de aríete”, que é gerado na interrupção no movimento da massa d'água nas canalizações de forma brusca. Esta interrupção causa uma onda de sobrepressão que percorre a tubulação no sentido contrário ao fluxo de água. A magnitude esta sobrepressão depende do diâmetro da tubulação e da velocidade da água, mas costuma ser muito forte, causando muito ruido, vibração nas tubulações e até rompimento de válvulas e peças hidráulicas.

Para uma medição precisa do nível de ruído em um ambiente devem ser usados um sonômetro ou um decibelímetro. Estes instrumentos medem a pressão sonora no ambiente com um microfone e dão a medida do ruído em dB (decibel). A seguir tem-se uma comparação de ruídos com as suas respectivas magnitudes de decibéis.

Assim, em edifícios é aconselhável o uso de caixas de descarga no lugar de válvula de descarga, o que além de contribuir para economia de água, utiliza tubulações menores, com menores vazões e menor velocidade, evitando assim o golpe de aríete.

O uso de tubulações PEX (tubos flexíves de polietileno reticulado) também constribuem para um menor ruído nas instalações, pois as suas curvas são mais suaves.

No quesito de projeto, é aconselhável que prumadas hidráulicas passem em ambientes com menos permanencia de pessoas, proporcionando assim maior conforto aos moradores.

Para a disposição dos comodos em projeto, será uma boa medida locar as peças hidráulicas o mais distante possível das áreas habitadas, em paredes opostas.

Na construção, evitar utilizar tijolos vazados nas paredes que contenham tubulações, para evitar a transmissão de ruídos, e também deixar um recobrimento de 50mm (tijolo maciço, argamassa, ou tijolo e argamassa).


Como podemos te ajudar hoje?

Fale com nosso time de especialistas

ENTRE EM CONTATO

Onde Atuamos

Tocantins TO Bahia BA Sergipe SE Pernambuco PE Alagoas AL Rio Grande do Norte RN Ceará CE Piauí PI Maranhão MA Amapá AP Pará PA Roraima RR Amazonas AM Acre AC Rondônia RO Mato Grosso MT Mato Grosso do Sul MS Goiás GO Paraná PR Santa Catarina SC Rio Grande do Sul RS São Paulo SP Minas Gerais MG Rio de Janeiro RJ Espírito Santo ES Distrito Federal DF Paraíba PB

Info about Acre

Info about Alagoas

Info about Amazonas

Info about Amapá

Info about Bahia

Info about Ceará

Info about Distrito Federal

Info about Espírito Santo

Info about Goiás

Info about Maranhão

Info about Minas Gerais

Info about Mato Grosso do Sul

Info about Mato Grosso

Info about Pará

Info about Paraíba

Info about Pernambuco

Info about Piauí

Info about Paraná

Info about Rio de Janeiro

Info about Rio Grande do Norte

Info about Rondônia

Info about Roraima

Info about Rio Grande do Sul

Abrangência Nacional

Empresa localizada em Curitiba, Paraná. Atualmente elaboramos projetos de Engenharia e modelagem em BIM para empresas em qualquer estado brasileiro.

Info about Sergipe

Info about São Paulo

Info about Tocantins

WhatsApp Grupo Delta
Grupo Delta www.deltaprojetos.eng.br Online
Fale com a gente pelo WhatsApp
×